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Wednesday, July 6, 2016

Como foi o curso de finanças do Programa de Pós-Graduação em Economia da UnB em 2016?

O curso de Finanças do Programa de Pós-Graduação em Economia da UnB é um curso de Economia Financeira [Financial Economics] com os tópicos usuais de (1) Apreçamento de Ativos em Mercados Completos e Incompletos; (2) Carteiras ótimas; (3) Equilíbrio em Mercados Completos e Incompletos; (4) Modelos Baseados em Consumo; (5) Análise Média-Variância.


Também discutimos em sala de aula ou por meio de séries de exercícios vários dos tópicos mencionados aqui que podem ser classificados nas seguintes áreas:

(A) Econometria Financeira

(B) Noções de Finanças em Tempo Contínuo

(C) Finanças Quantitativas: Implementação de Modelos

(D) Modelos de Risco



From the botton of my heart

Sim! Esse curso possivelmente abordará questões práticas de finanças... Por que? Porque é divertido (:-)! Entretanto, esse curso é um curso microfundamentado de finanças que a grande maioria das aulas é baseada na estrutura Definição, Teorema, Demonstração, Corolário... Logo, não se engane. Vale a pena dar uma olhada também na lista de pré-requisitos.



Uma programação preliminar do curso pode ser a seguinte:


PARTE I - Mercado de Ativos, Escolha dos Agentes e Equilíbrio

1) Mercado de Ativos, Escolha do Agentes e Equilíbrio

Aula 1

PARTE II - Apreçamento em Mercados Completos

2) Lei do preço único e apreçamento Linear

Aula 2

3) Apreçamento Positivo e Não-Arbitragem

Aula 3

INTERLÚDIO I - Noções de Implementação Computacional em Python

4) Noções de Programação Computacional

Aula 4

5) Noções de Programação Computacional - Coleções de dados

Aula 5

6) Noções de Programação Computacional - Recursões

Aula 6

7) Noções de Programação Computacional - Monte Carlo

Aula 7

INTERLÚDIO II - Programação Linear

8) Noções do problema de programação linear

Aula 8

PARTE II - Apreçamento em Mercados Financeiros

9) Apreçamento em Mercados Incompletos

Aula 9

10) Probabilidades Neutras ao Risco

Aula 10

11) Restrições na comercialização dos Ativos

Aula 11

PARTE III - Alguns modelos e aplicações práticas

12) Modelo Binomial e Métodos Numéricos para o Apreçamento de Opções

Aula 12

13) Avaliação de Investimentos sob Incerteza e Opções Reais

Aula 13

14) Noções de Finanças em Tempo Contínuo

Aula 14

PARTE IV - Aversão ao Risco

15) Aversão ao Risco

Aula 15

INTERLÚDIO III - Noções de Análise Funcional em Espaços de Hilbert

16) Espaços de Hilbert

Aula 16

PARTE V - Análise Média Variância

17) Kernels de valor esperado e apreçamento

Aula 17

18) Payoffs na Fronteira Média Variância

Aula 18

19) CAPM

Aula 19

20) Apreçamento Fatorial

Aula 20


PARTE VI - Carteiras Ótimas

21) Carteira Ótima com um ativo livre de risco e um ativo arriscado

Aula 21

22) Carteira Ótima com vários ativos

Aula 22

PARTE VII - Modelos de Equilíbrio baseados em Consumo

23) CCAPM

Aula 23

24) Equilíbrios de Pareto em Mercados Completos e Incompletos

Aula 24

AVALIAÇÂO

A avaliação do curso foi feita por uma prova e vários exercícios individuais (os detalhes dependem do tamanho da turma). Foram explorados exercícios de vários tipos. Exercícios que lidam diretamente com a teoria apresentada em sala de aula e exercícios que estendem a teoria discutida em sala de aula. Exercícios numéricos simples (que exploram conceitos básicos de sala de aula ou do livro texto principal), exercícios computacionais (que normalmente estendem o discutido em sala de aula) e exercícios teóricos (normalmente provas de resultados auxiliares ao curso). Dentro do conjunto de exercícios alguns exercícios são muito fáceis, outros exercícios são mais difíceis e outros são bem trabalhosos, que dependem de material extra àquele apresentado em sala de aula e implementação computacional.

PRE-REQUISITOS

Não temos pre-requisitos específicos, mas vários tópicos dependem de conhecimentos de Álgebra-Linear, Otimização e maturidade em matemática, estatística ou econometria equivalente a de um aluno de mestrado em economia de um bom programa.

Um pre-requisito fundamental em qualquer curso que leciono é muita disposição para aprender e lidar com coisas novas para resolver novos problemas. Os estudantes devem ter ou desenvolver a capacidade de lidar com um problema novo que estende o material em sala de aula sem a ajuda do professor, tendo em mãos apenas as referências básicas. Essa habilidade muito comum em estudantes da engenharia infelizmente não é muito explorada em estudantes de economia.

Deixar a arrogância em casa para ser capaz de perceber que não sabemos tudo e que existem sempre pessoas com mais conhecimento em um determinado tópico que nós mesmos. Aproveitar desse fato para aprender com os colegas e com o professor àquelas dimensões mais restritas.

HORÁRIO: TERÇAS E QUINTAS 16 AS 18